A TP-LINK é uma das maiores fabricantes multinacionais de produtos para redes de computadores. Ela fabrica todo tipo de aparelho, principalmente voltados para a rede doméstica, como por exemplo repetidores e roteadores.
Como é uma referência nesse mercado, há grandes chances de você já possuir, ou adquirir um produto da marca.
Então, para te ajudar a configurar o seu novo roteador da TP-LINK, hoje nós iremos te ensinar como configurar o roteador da gigante chinesa. Confira!
Caso esteja pensando em trocar de roteador e queira um mais rápido confira esse aqui que nós recomendamos:
Acessando o roteador
A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o aparelho. Para isso será necessário estar conectado na mesma rede de internet que ele. Isso pode ser feito tanto por wi-fi, quanto por um cabo de rede.
Após isso, você precisará obter o número de identificação do roteador, o famoso endereço de IP. Geralmente ele está escrito na parte detrás do dispositivo.
Veja como descobrir o endereço ip do roteado usando comando ipconfig no CMD do Windows.
Digite o endereço IP que você obteve no seu navegador padrão e der enter. Após isso, será necessário digitar o usuário e a senha para acessá-lo, mas não se preocupe, ambas as informações são definidas por padrão:
Geralmente o usuário e senha: admin, mas caso não seja confira na parte de baixo do seu roteador se tem usuário e senha.
Outra forma de descobrir a senha do seu roteador é pesquisar no google “Senha padrão do roteador XPTO”.
Após ter concluído esse processo você já está dentro do seu roteador.
Alterando o nome da rede
Lá dentro do menu, existe uma infinidade de opções de configuração. Nesse post nós nos concentramos nas mais comuns e fáceis de mudar.
Para mudar o nome da rede, ou seja, o nome do seu roteador, você deve clicar no menu wireless > configurações, e em seguida digitar no campo nome da rede wireless, o nome desejado e salvar.
Mudando a senha
Também é possível alterar facilmente a senha, e a forma como o seu roteador será criptografado. As opções vão desde sem senha, ou seja, aberto, até WPA-PSK / WPA2-PSK.
O nome pode assustar um pouco mas é bastante simples. WPA significa WI-fi Protected Access, que significa Acesso Protegido por Wi-fi. Já PSK significa Pre Shared Key, ou Chave Compartilhada Previamente, o que, por sua vez, significa que a senha é usada para ativar a rede segura.
Utilizando esse tipo de proteção, será preciso utilizar uma senha de oito dígitos, podendo conter números, letras e caracteres especiais.
Para fazer a troca, ainda no menu Wireless, basta se dirigir até a opção segurança. Recomendamos escolher a opção citada anteriormente (WPA-PSK / WPA2-PSK) e digitar a senha no campo senha PSK.
Após isso, basta clicar em salvar.
Para ativar as mudanças, há no canto inferior uma mensagem dizendo que é necessário reiniciar o roteador. Basta clicar no campo informado e pronto.
Assista o vídeo abaixo que ficará mais fácil de entender o procedimento:
Se você quer algo mais prático, apenas para trocar sua senha, nós fizemos um vídeo explicando passo a passo como você pode alterar a senha da sua rede somente utilizando o seu smartphone. Confira o vídeo abaixo:
Caso você esteja pensando em trocar de roteador ou queira deixar sua internet mais rápida confira o review completo do roteador da TP-LINK C60, acredito que você vá gostar.
Qualquer dúvida utilize os comentários no youtube que tentaremos te ajudar por lá.
Abraço!